09/04/2018 Ações de RH

Sotax, Chromatech e Laboratório Teuto promovem treinamento de ‘Boas práticas em Dissolução

Em parceria com a Sotax e Chromatech, o Laboratório Teuto realizou nos dias 22 e 23 de março um treinamento com o tema ‘Boas práticas em Dissolução’. Na ocasião estiveram presentes colaboradores do departamento de desenvolvimento analítico com os respectivos setores de estabilidade analítica e pesquisa de redesenvolvimento. E o departamento de físico-químico e laboratório de equivalência farmacêutica.

No treinamento foram apresentados aos participantes conteúdos de aspectos básicos da dissolução, importância e história da evolução dos testes de dissolução, equipamentos, cuidados gerais durante a realização do teste e com o manuseio do equipamento, dos aparatos e acessórios. O objetivo central do evento foi demonstrar os fatores que impactam e interferem na qualidade dos resultados dos testes de dissolução.

O ministrante do treinamento foi Rui de Souza Cruz, da Disotax, representante há 20 anos da Sotax no Brasil e dono da empresa Chromatech, responsável pelas qualificações dos dissolutores do Teuto. Fundada em 2007, a Disotax é representante exclusiva do grupo Sotax, empresa Suíça com 40 anos de tradição em equipamentos de alta tecnologia para controle de qualidade, Pesquisa de Desenvolvimento e produção industrial.

Mônica Auxiliadora, supervisora de desenvolvimento analítico, avalia o treinamento como relevante, principalmente para as equipes que trabalham diretamente com a técnica de dissolução e que são responsáveis pelos resultados que garantem a qualidade dos produtos. “Foi a primeira vez que tivemos esse assunto abordado por um palestrante externo, com extensa experiência na área. Outras equipes do Teuto já haviam promovido outros treinamentos, todavia, este foi o primeiro focado em boas práticas de dissolução”, ressalta.

“Entre os destaques do treinamento estão à importância dos testes de dissolução no contexto da indústria farmacêutica, no desenvolvimento dos produtos sólidos e suspensões e no controle de qualidade lote a lote”, avalia Mônica. Além disso, a supervisora destaca o beneficio de conscientizar os analistas sobre o correto uso e manuseio do equipamento dissolutor, bem como de seus aparatos e acessórios, essenciais para um resultado confiável e de qualidade.

Conforme explica Jeniffer Ferreira, analista de desenvolvimento metodológico, o treinamento foi de extrema importância, pois a dissolução é um dos principais testes realizado por sua equipe e setor, pesquisa e redesenvolvimento analítico. “Para o meu departamento foi bastante válido, tanto para os mais experientes para enfatizar itens importantes, quanto para os colaboradores que entraram agora, para reforçar o que foi aprendido e ajuda-los na prática”, comenta.

O Laboratório Teuto estimula continuamente o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores, com um extenso calendário de treinamentos ao longo do ano. Por meio de seu programa de qualificação contínua, a companhia realizou, nos últimos anos, mais de 4 mil promoções internas.

Há mais de 7 décadas no coração do Brasil, o Teuto é referência em qualidade e confiança. Nos últimos dois anos, investiu R$ 250 milhões em excelência e produtividade. Com 3,5 mil colaboradores, a companhia emprega, somente nas áreas de qualidade, mais 800 profissionais, ¼ do quadro total.

O Laboratório Teuto, referência para o mercado nacional e internacional, além de ser pioneiro na produção de medicamentos genéricos no Brasil, consolida-se como uma solução completa na área de saúde, confirmando sua tradição nos segmentos farma e hospitalar, com produtos nas classes de Genéricos, MIP’s, Produtos de marca (EQ’s), produtos para saúde, alimentos e cosméticos. Há mais de 7 décadas no mercado, a indústria tem o maior complexo farmacêutico da América Latina - com 110 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 1 milhão de metros quadrados. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança a preços acessíveis, busca proporcionar mais qualidade de vida aos seus clientes, colaboradores e parceiros e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que "Se é Teuto, é de confiança".

Tags: treinamento, destaques