Laboratório farmacêutico mantém plataformas digitais que servem como aliados de profissionais e público geral em meio à avalanche de fake news
A revolução digital transformou profundamente a relação entre empresas de saúde e seus públicos. No setor farmacêutico, onde informações precisas podem significar a diferença entre saúde e risco, essa transformação ganha contornos ainda mais relevantes.
Werbete de Oliveira Lima é farmacêutico e Analista de Treinamento do Laboratório Teuto e destaca a importância do acesso democrático ao conhecimento. “A comunicação digital se tornou facilitadora, proporcionando acesso a informações e treinamentos de alto nível, tanto para consumidores finais, quanto para profissionais de saúde e nossos colaboradores”, explica.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, durante a pandemia, a desinformação em saúde se espalhou tão rápido quanto o próprio vírus, com consequências graves para a saúde pública. Neste cenário, portais como teuto.com.br, espacofarmaceutico.com.br e teutoespecialidades.com.br surgem como alternativas confiáveis.
Combate às fake news
Dados do CFarma mostram que 68% dos farmacêuticos consultam portais especializados semanalmente. Um estudo recente da Fiocruz aponta ainda que 72% dos profissionais de saúde brasileiros já atenderam pacientes que tomaram decisões erradas baseadas em informações falsas encontradas na internet.
Enquanto isso, 61% dos brasileiros checam informações de saúde online antes de procurar um médico. “Quando conteúdos são encontrados em sites de empresas com seriedade e carreira sólida, o leitor sente maior confiança na fonte”, destaca Werbete.
O Farmacêutico reforça que os portais do Teuto oferecem atualização constante de dados científicos validados, conteúdo especializado para diferentes públicos e ferramentas de acessibilidade técnica. Aretha Duarte, supervisora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, explica que o Teuto Digital possui uma interface moderna que centraliza informações técnicas, desde bulas até regulamentações da
Anvisa, enquanto o Espaço Farmacêutico oferece conteúdos exclusivos para profissionais, como vídeos em 3D e análises setoriais.
“O grande benefício é manter o público bem informado por fontes confiáveis, combatendo a desinformação”, conclui. Num mundo onde, segundo o MIT, notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras, iniciativas como essas se tornam essenciais para a saúde pública.
Sobre o Teuto
Há quase oito décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando o slogan “Se é Teuto, é de confiança”.