25/11/2020 Ações de RH

Laboratório Teuto promove saúde e qualidade de vida por meio da Campanha Novembro Azul

A cada ano, a Campanha Novembro Azul se fortalece e a luta contra o câncer de próstata ganhamaior visibilidade em todo o mundo. Além disso, as ações para o movimento nas empresastambém aumentam constantemente, com mensagens, homenagens e ideias de endomarketingcriativas, com resultados cada vez melhores.

Em apoio ao mês de conscientização sobre a doença e mostrando a importância de realizar oexame de próstata, o Laboratório Teuto promove ações durante todo o mês de novembro. Oobjetivo da empresa é desmistificar os tabus que envolvem o tema, alertar os colaboradoressobre sintomas iniciais e as melhores formas de tratamento, além de conscientizar sobre aimportância de realizar exames frequentes e apoiar os homens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata no Brasil é o segundo maiscomum entre os homens. O Inca estima que serão 65 mil novos casos da doença somente em2020 no Brasil. A detecção precoce melhora as chances de tratamento para o paciente, por isso aimportância de manter os exames em dias.

Buscando levar bem-estar, saúde e qualidade de vida, a empresa desenvolve a ação em duasetapas, a primeira com informativos, disponíveis também nas redes sociais da companhia, dandodicas e orientações sobre o autoexame e a importância de procurar uma ajuda médica de início.Já a segunda etapa estimula um momento de solidariedade coletiva. A empresa solicita aoscolaboradores (na sede da companhia em Anápolis -GO, na filial em São Paulo e os profissionaisem home office em todo o Brasil) que usem alguma peça de roupa na cor azul, mostrando apoioa causa, em contrapartida a empresa divulga a participação deles em seus canais de comunicaçãocorporativos.

Segundo Bruna Cotrim, responsável pelo endomarketing da companhia, é um momentoimportante para educar e conscientizar o público masculino. “Acabar com o tabu em torno doexame de próstata é um dos principais desafios do Novembro Azul. Por isso investimos em açõestodos os anos em apoio a campanha e conscientização dos nossos colaboradores”, comenta.

Gustavo Souza comenta sobre a importância de campanhas como estas para a conscientização detoda nossa equipe. “Com a pandemia do coronavírus, as consultas médicas estão mais restritas.Além disso, existe um tabu entre os homens sobre o exame de rastreamento para câncer depróstata, o famoso Teste do Toque Retal. Sendo que grande parte dos homens vão ter acesso aessas informações no ambiente de trabalho. Por isso, é importante desmistificar esse tipo depreconceito por meio de informativos, instruções, vídeos, entre outros. Queremos propagar que‘Homem que se ama, se cuida!’”, argumenta o analista de marketing da companhia.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% dapopulação masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Inca. Por isso aimportância da prevenção e exames com a frequência correta.

Origem

O Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália, a partir de uma brincadeira de dois amigos, quecogitaram se ficariam bem de bigode longos, como aqueles de época. Então, inspirados pelacampanha que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, ambos tiveram a ideia deassociar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.

Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já secomemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigosaceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a históriafoi se espalhando cada vez mais e hoje já espalhou para mais de 20 países.

Endomarketing

O Teuto promove o calendário anual de endomarketing, com ações mensais que valorizam epremiam o colaborador. Entre os projetos estão: Blitz do Marketing, Família 5 Estrelas,Olimpíadas da Qualidade, Corujão Teuto, Correspondentes do Marketing, Passeio Ciclístico,Jogos Abertos, entre outros. As atividades são uma realização da companhia, que garante saúde,bem-estar e qualidade vida aos mais de 3,5 mil colaboradores.

Sobre Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico daAmérica Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional einternacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona maisqualidade de vida aos seus colaboradores, clientes e parceiros, por meio da excelência nodesenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidadesocioambiental, reafirmando que "Se é Teuto, é de confiança".