No mês da campanha mundial mais importante para a conscientização contra o câncer de mama, o médico oncologista parceiro da empresa alerta para os riscos e para a importância dos cuidados.
O Laboratório Teuto, o mais completo parque farmacêutico da América Latina e referência nacional e internacional, adere à campanha do “Outubro Rosa” e reafirma seu compromisso social de promover saúde para toda a população. A empresa, que está no mercado há quase oito décadas, tem uma programação durante todo o mês para conscientizar os colaboradores e toda a população que acompanha suas redes sociais.
O “Outubro Rosa” começou nos EUA na década de 1990 e agora é um movimento global de conscientização sobre o câncer de mama. Simbolizada pelo laço rosa, a campanha é essencial para promover mamografias e autoexames como ferramentas de detecção precoce do câncer de mama.
Recentemente, um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) publicado no International Journal Public Health (IJPH) revelou um aumento de 26% nos casos de câncer de mama em estágios avançados. Esse aumento diz respeito aos crescimentos nos avanços III e IV, que são diagnósticos tardios, agravando muito a doença. Portanto, a conscientização dos riscos e cuidados é fundamental para a prevenção do câncer de mama.
O doutor Elge Barbacena, médico oncologista há 15 anos e parceira do Laboratório Teuto, alerta para os grupos de risco e a importância de conscientizar sobre um problema tão sério. “Alguns grupos possuem maior recorrência, os principais são: mulheres acima dos 50 anos, pessoas que têm hábitos não saudáveis, como o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. A obesidade e o sedentarismo também influenciam para o aumento do risco. Histórico familiar e regulação hormonal sem o acompanhamento médico também podem causar o câncer”, reforça o médico.
Segundo o doutor, o conhecimento e a prevenção são os melhores caminhos para combater um problema que vem afetando cada vez mais faixas etárias menores. Além da conscientização, a amamentação pode ser uma grande aliada nesse problema. “Ter consciência dos sintomas e possíveis grupos de risco faz com que as pessoas possam ter cuidados paliativos e diminuir o risco. Um desses cuidados é a amamentação. Mulheres que têm o hábito de amamentar em um determinado período têm baixa possibilidade de desenvolver o câncer de amamentação mamãe”, completa o oncologista.
O envolvimento do Laboratório Teuto na campanha “Outubro Rosa” ressalta a importância da conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de cuidados preventivos. O mês é um lembrete de que a informação e o apoio podem salvar vidas, e a empresa está comprometida com essa causa de saúde pública.
Sobre o Teuto: Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. Uma companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, fornece mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.