Farmacêutico fala sobre a insuficiência venosa crônica e como ela pode ser tratada
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma condição em que as veias das pernas se dilatam e/ou as válvulas venosas são danificadas, o que diminui o fluxo sanguíneo nas veias e eleva a pressão dentro delas, comprometendo o retorno do sangue para o coração. Esse aumento de pressão e a redução no fluxo sanguíneo levam à retenção de líquidos nas pernas, além de outros sintomas associados.
Segundo um estudo epidemiológico realizado pela Sanarmed, em Botucatu (SP), a prevalência de varizes na população foi de 35,5%, com 1,5% apresentando formas graves de IVC, como úlceras abertas ou cicatrizes de úlceras prévias. Com essa alta prevalência, o tratamento eficaz da IVC se torna essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento medicamentoso para o IVC mais amplo no Brasil é feito com o uso de Diosmina + Hesperidina, princípios ativos do Venaflon, fabricado pelo Laboratório Teuto. O farmacêutico e analista de treinamento da empresa, Werbete de Oliveira, explica como o medicamento pode ser administrado: “O Venaflon é administrado por via oral em adultos (acima de 18 anos) e pode ser utilizado no tratamento das manifestações da insuficiência venosa crônica, funcional e orgânica, dos membros inferiores (varizes e má circulação do sangue) e no tratamento dos sintomas funcionais relacionados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário, reduzindo de forma significativa os sintomas como dor e inchaço nas pernas, e desconforto causados por hemorroidas”.
Werbete de Oliveira também enfatiza que o tratamento deve ser associado a mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física, manutenção do peso corpóreo ideal, uso de meias de compressão e elevação das pernas quando orientado pelo médico, para otimizar os resultados. A IVC é uma condição crônica que pode evoluir com o tempo, portanto, requer acompanhamento médico regular e adesão às medidas de suporte. “Essas medidas são cruciais para o alívio dos sintomas e para prevenir complicações futuras”, complementa o farmacêutico.
Precauções
O Venaflon está disponível nas concentraçãoões de 450mg + 50mg e 900mg + 100mg, com 30 e 60 comprimidos revestidos. A prescrição médica é indispensável para seu uso. Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade ao flavonoide diosmina ou a qualquer outro componente descrito na bula. Além disso, deve ser evitado por gestantes e mulheres que estejam amamentando, salvo por orientação médica.
MS. 1.0370.0267 – Venaflon – diosmina + hesperidina -comprimido revestido 450mg + 50mg c/60. Ago/2024 VENAFLON É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.