Médico do Laboratório Teuto reforça a importância de quebrar barreiras culturais e destaca fatores além da idade que elevam o risco para a doença
O Novembro Azul, campanha mundialmente conhecida por alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, possui um papel fundamental na saúde pública do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 72 mil novos casos da doença por ano no país, o que a torna o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Para o Dr. Nirley Arataque, médico responsável pelo Laboratório Teuto, o foco da campanha está na educação. “Diante de mais de 70 mil novos diagnósticos por ano, que colocam o câncer de próstata como o segundo mais comum entre homens, a importância deste movimento está em transformar a educação na principal ferramenta de prevenção e conscientização”, afirma o especialista.
Apesar dos números expressivos, um dos maiores obstáculos continua sendo a relutância masculina em procurar cuidados médicos regulares. “A principal barreira ainda é cultural: fazer o homem compreender que o check-up e os exames de rotina são ferramentas essenciais para um diagnóstico precoce”, complementa Dr. Nirley.
O rastreamento do câncer de próstata é feito principalmente por meio da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue e do toque retal. Conforme a avaliação médica, exames de imagem como a ultrassonografia (USG) e a ressonância magnética podem ser solicitados para uma investigação mais aprofundada.
Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, homens sem fatores de risco devem iniciar a rotina de exames a partir dos 50 anos. No entanto, para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau (pai ou irmão) ou homens negros – que compõem um grupo de maior incidência –, a recomendação é que a conversa com o urologista comece mais cedo, a partir dos 45 anos.
Além da idade e da hereditariedade, outros fatores demandam atenção. “Um histórico familiar mais amplo, a obesidade e a exposição a substâncias químicas no trabalho são pontos que demandam igual atenção”, alerta o médico do Teuto.
Compromisso com a Conscientização
Consciente de seu papel social, o Laboratório Teuto mantém um compromisso anual com as causas. Ao longo do ano, a empresa promove uma série de ações de conscientização para os colaboradores de acordo com o tema de cada mês. Em outubro, com o foco na saúde das mulheres, o endomarketing realizou uma série de fotos com as colaboradoras para conscientizar sobre o tema, trazendo mensagem de prevenção.
“São iniciativas internas que buscam multiplicar a informação e quebrar tabus, estimulando nossos colaboradores a cuidarem de sua saúde e a levarem esse alerta para suas famílias e comunidades”, detalha Dr. Nirley.
Sobre o Teuto
Com quase oito décadas de história no coração do Brasil e o mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto é referência nacional e internacional em soluções completas de saúde. Reconhecida pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, a empresa valoriza a responsabilidade socioambiental e mantém seu compromisso com fornecedores, colaboradores, parceiros e sociedade.
Se é Teuto, é de Confiança.





