Recorde na última década reforça a eficácia da cultura de segurança da empresa e do comprometimento de seus colaboradores
O Laboratório Teuto alcançou uma marca significativa em Saúde e Segurança do Trabalho: o setor de Compressão de Sólidos chegou a 1.175 dias sem nenhum acidente com afastamento. Este é o recorde mais longo registrado na última década para essa área, destacando um novo patamar de excelência operacional e cuidado com a integridade dos colaboradores.
Para Bianca França, Técnica em Segurança do Trabalho do Teuto, a conquista é um reflexo direto da postura proativa da equipe. “Esta marca é fruto de uma disciplina constante e do engajamento de todos os colaboradores, que desenvolveram uma percepção de risco e a prática de reportar imediatamente qualquer condição insegura”, destaca.
Segundo ela, há cuidados essenciais do dia a dia que sustentam esse resultado. “A constante avaliação das condições dos equipamentos antes do uso, a atenção contínua para identificar situações de risco no ambiente e a responsabilidade de cada um em comunicar prontamente qualquer potencial perigo”, explica.
O caminho até a marca, no entanto, não foi fácil. “O maior desafio foi manter o alto nível de atenção, a disciplina e o engajamento constante das equipes com as práticas de segurança ao longo de todo esse período. A segurança é, verdadeiramente, construída por todos”, completa a técnica.
Renato dos Anjos, Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho no Laboratório Teuto, reforça a importância de se compreender a fundo o tema. Ele define acidente de trabalho como “um evento inesperado e não planejado que ocorre no ambiente laboral ou durante a execução de atividades relacionadas ao trabalho, causando danos ao trabalhador, sejam eles físicos, mentais ou morais”.
Entre os mais comuns, ele cita torções, quedas do mesmo nível, pequenas escoriações e luxações. Questionado se os acidentes são sempre fruto de erro, Renato afirma que não. “Os acidentes de trabalho não são causados exclusivamente por erros. Embora os erros humanos possam ser uma causa frequente, há uma série de outros fatores que podem contribuir para a ocorrência de um acidente”.
Renato também ressalta que a Segurança do Trabalho vai além da prevenção de acidentes. “Ela envolve um conjunto de medidas, práticas e políticas que visam garantir a integridade física e mental dos trabalhadores”, diz. Isso se materializa em treinamentos, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), monitoramento da saúde, prevenção de doenças ocupacionais e uma gestão de riscos eficaz.
Sobre os recordes de segurança acumulados pelo Teuto, Renato dos Anjos finaliza: “Hoje, trabalhamos para fortalecer a cultura de segurança em todo o ecossistema da empresa, criando um ambiente onde a saúde e a segurança de nossos colaboradores sejam priorizadas. Com o apoio da alta direção e de toda a liderança, estamos, a cada dia, avançando na construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
Contexto Nacional
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que, entre 2012 e 2022, foram registrados mais de 5,5 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, com quase 21 mil vítimas fatais. Marcas como a do Laboratório Teuto evidenciam que investir em uma cultura de prevenção robusta é o caminho para mudar essa realidade, protegendo o maior ativo de qualquer organização: as pessoas.
Sobre o Teuto
Com quase oito décadas de história no coração do Brasil e o mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto é referência nacional e internacional em soluções completas de saúde. Reconhecida pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, a empresa valoriza a responsabilidade socioambiental e mantém seu compromisso com fornecedores, colaboradores, parceiros e sociedade.
Se é Teuto, é de Confiança.





