Instalação em Serra gera empregos e reduz em até 40% o tempo de entrega nas regiões Sul e Sudeste
O Laboratório Teuto, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, acaba de inaugurar seu mais novo Centro de Distribuição (CD) no município da Serra, no Espírito Santo. A unidade, que já está em pleno funcionamento, representa um investimento estratégico para a empresa, visando aumentar a eficiência logística, aproximar-se dos clientes e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado.
Com capacidade para armazenar até 4.170 paletes, a instalação será responsável por aproximadamente 30% do volume distribuído pela empresa em todo o país, uma movimentação aproximada de 200 mil volumes (caixas) por mês. Todos os 16 empregos diretos previstos já foram preenchidos, com perspectivas de geração de mais postos de trabalho indiretos na região.
A localização estratégica da Serra, município que é um importante entroncamento logístico do Espírito Santo, foi escolhida para otimizar o atendimento. De acordo com Alberto Schoen, gerente executivo de Operações Logísticas do Teuto, o principal ganho para o cliente será a agilidade.
“A abertura deste novo centro de distribuição irá contribuir para a melhora do tempo total de entrega, com redução esperada de 40% para as regiões Sul e Sudeste. Este ganho fará com que nossos produtos fiquem disponíveis para farmácias, hospitais e distribuidores mais rapidamente”, afirma.
Gustavo Tannus, gerente de Logística, complementa: “Além do ganho operacional, há um benefício fiscal significativo, que contribui para a saúde financeira da companhia e nos permite reforçar nosso ecossistema logístico nacional. Além do faturamento estimado para o Teuto, este CD irá, sem dúvida, contribuir para a economia local”.
Tecnologia e Sustentabilidade
Seguindo os padrões da empresa, o novo centro conta com inovações tecnológicas para garantir a qualidade e a precisão dos pedidos. Entre elas, está um sistema de controle automático de temperatura do ambiente, item obrigatório para o armazenamento de medicamentos. Além disso, tudo foi projetado para otimizar a movimentação de paletes, aumentando a eficiência do processo.
Em relação à sustentabilidade, a empresa já deu os primeiros passos. “Estamos elaborando um projeto de energia solar para verificar a viabilidade de implantação no local. Para a destinação de resíduos, já fechamos uma parceria com uma empresa local, assegurando a correta gestão ambiental”, explica Alberto Schoen.
Durante visita ao novo CD, o presidente do Conselho Administrativo do Teuto, Ítalo Melo, reforçou a posição da companhia no cenário nacional. “Cada vez mais queremos estar próximos das farmácias e dos hospitais, para levar nossos produtos com a qualidade e a confiança Teuto para todo o país”, destaca.
Segundo ele, a escolha do Espírito Santo não foi por acaso, pois trata-se de um estado com vocação logística, localizado em uma posição privilegiada no Sudeste, o que permite à empresa atender do Sul até o Nordeste com mais agilidade e eficiência. “Esta estrutura é um marco em nossa trajetória de investimentos contínuos para superar as expectativas dos nossos clientes”, completa Melo.
Dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) destacam o setor de logística e transporte como um dos motores da economia capixaba, com o Porto de Vitória e a malha rodoviária sendo fundamentais para o escoamento de produção para outras regiões. O município da Serra, integrante da Grande Vitória e cortado por rodovias federais, consolida-se como um polo atrativo para investimentos desse porte, gerando emprego, renda e fortalecendo a cadeia produtiva local.
Sobre o Teuto
Com quase oito décadas de história no coração do Brasil e o mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto é referência nacional e internacional em soluções completas de saúde. Reconhecida pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, a empresa valoriza a responsabilidade socioambiental e mantém seu compromisso com fornecedores, colaboradores, parceiros e sociedade.
Se é Teuto, é de Confiança.





