Com mais de 4,5 mil colaboradores diretos e indiretos, empresa farmacêutica se tornou um dos pilares do desenvolvimento econômico e social da cidade
Em meio às comemorações pelos 118 anos de Anápolis, o Laboratório Teuto celebra uma parceria que vai muito além da indústria. A empresa, uma das líderes do setor farmacêutico no Brasil, tornou-se agente transformador na vida de colaboradores e no desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Com mais de 4,5 mil colaboradores diretos e indiretos, o Teuto não só movimenta a economia local, como também forma talentos e gera oportunidades. É o caso de Gutemberg Rodrigues, que entrou como jovem aprendiz em 2006 e hoje, quase 20 anos depois, é coordenador de Operações de Recursos Humanos (RH).
“O Teuto foi mais que meu primeiro emprego, foi a base da minha formação como líder”, afirmou. Ao longo de quase 20 anos, ele passou por nove promoções, até chegar ao cargo que ocupa atualmente, sempre com o apoio da empresa em sua formação acadêmica e profissional.
“O principal desafio foi conciliar desenvolvimento técnico e comportamental com as transformações organizacionais, mas é justamente nesses momentos que mais crescemos”, destacou. Sua trajetória reflete a cultura de meritocracia e desenvolvimento humano do Teuto, que investe em capacitação, feedbacks estruturados e planos de carreira.
Com sede no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), o Teuto é um dos pilares da economia regional, gerando milhares de empregos e movimentando o setor farmacêutico nacional e internacional. “Somos um agente transformador no cenário econômico e social de Anápolis e do estado de Goiás, impactando positivamente milhares de famílias”, ressaltou Gutemberg.
Legado e Futuro
Ítalo Melo, presidente do Conselho Administrativo do Teuto, reforçou a importância estratégica de Anápolis: “Meu pai, Walterci de Melo, escolheu Goiás pelo fator logístico — estamos no coração do Brasil. Ele queria criar o maior polo farmacêutico da América Latina aqui, e em 2001 inauguramos o maior complexo do setor no continente”, afirma.
O empresário destacou ainda a trajetória de seu pai como representante farmacêutico. “Ele desbravou Goiás, Tocantins e regiões como o ‘Bico do Papagaio’, levando medicamentos a áreas antes desassistidas. Essa relação com as farmácias do interior foi fundamental para o crescimento do Teuto”.
O DAIA, onde o Teuto está instalado, é um dos principais complexos industriais do Brasil, responsável por atrair investimentos e consolidar Anápolis como um hub logístico e industrial de destaque nacional. Enquanto a cidade é um eixo crucial para o escoamento de produção, com acesso privilegiado a rodovias federais e proximidade com Brasília e outros grandes centros econômicos.
O Teuto foi o primeiro laboratório do Brasil a lançar medicamentos genéricos, revolucionando o acesso à saúde. Segundo Ítalo Melo, hoje, a empresa vai além, oferecendo uma solução completa em saúde, com portfólio diversificado e tecnologia de ponta.
Sobre o Teuto
Com quase oito décadas de história no coração do Brasil e o mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto é referência nacional e internacional em soluções completas de saúde. Reconhecida pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, a empresa valoriza a responsabilidade socioambiental e mantém seu compromisso com fornecedores, colaboradores, parceiros e sociedade.
Se é Teuto, é de confiança.