Com cerca de 240 voluntários, empresa capacita os colaboradores para um serviço de qualidade e confiança.
De acordo com a norma regulamentadora NR 23, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é determinada a criação de uma brigada de incêndio nas empresas que possuem 20 funcionários ou mais.
A forma de composição é a mesma das empresas com maior número de colaboradores, obedecendo a legislação. A NR 23 serve para que as empresas sigam as normas de segurança, de prevenção e atuem no combate ao princípio de incêndio nos locais de trabalho.
Segundo o engenheiro de segurança do trabalho do Laboratório Teuto, Renato Teles, a brigada de incêndio é formada por voluntários da empresa que manifestam interesse por essa tarefa. “É uma atividade que não pode ser imposta, os funcionários devem manifestar o interesse. Para estes que se mostrarem interessados é dado o curso básico em combate a incêndio para brigadistas, com carga-horárias de 16 horas, dividida em 5 módulos”, comenta.
“O grupo de brigada tem um papel importantíssimo para as empresas, onde em caso de um atípico, ocorrência de um acidente, os brigadistas estão capacitados para realizar os primeiros atendimentos e no combate de um princípio de incêndio”, explica Renato sobre a relevância do trabalho dos brigadistas dentro das companhias.
Recentemente, o Teuto renovou a equipe de brigadistas, com cerca de 240 voluntários. O sistema funciona a base do revezamento, podendo trocar caso algum colaborador saia. “No mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto, onde temos mais de 3,5 mil colaboradores, desenvolvemos este formato. Que é importante para dar espaço para novas pessoas, sem que se torne um trabalho cansativo, sendo um serviço de qualidade e confiança”, revela.
Para a brigadista, Thais Tavares, essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento e ajudar ao próximo. “É fundamental o papel do brigadista dentro da empresa, a oportunidade de poder ajudar e até mesmo salvar uma vida é uma experiência única”, relata a colaboradora do departamento de tecnologia e informação.
A analista de recursos humanos, Aline Souza, comenta sobre a importância dos treinamentos corretos. “Os treinamentos são fundamentais para a participação do brigadista no dia a dia da empresa. Profissionais qualificados fazem a diferença. Lembro de quando precisei atuar em uma situação inesperada e conseguimos resolver com sucesso e segurança”, lembra a colaboradora.
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros e pacientes, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.