Participação na Mozambique International Health Expo & Summit 2025, por meio do parceiro Medimoc Group, reforça a estratégia de expansão da empresa no continente africano
O Laboratório Teuto, um dos maiores fabricantes de medicamentos do Brasil, marcou presença, por meio do seu parceiro histórico Medimoc Group, na Mozambique International Health Expo & Summit 2025, um dos principais eventos do setor farmacêutico africano. A primeira participação do Teuto nesta feira foi um marco estratégico para a visibilidade da marca no país, contando com a presença de autoridades máximas do governo moçambicano, incluindo o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, os ministros da Saúde e da Economia.
O evento serviu como uma potente vitrine para os produtos do laboratório brasileiro. No estande próprio da Medimoc, foram expostos, divulgados e compartilhados informações sobre medicamentos do Teuto, fortalecendo a marca perante profissionais de saúde, distribuidores e o público final.
Para Peter Lay, Diretor de Novos Negócios do Laboratório Teuto, o balanço é extremamente positivo. “O evento é importante para fortalecer a imagem institucional do Teuto. Apesar de não termos uma presença direta, o Teuto está entre as indústrias farmacêuticas líderes nesse mercado”, afirmou.
Estratégia
A expansão para o continente africano é uma peça-chave na estratégia de crescimento internacional do Laboratório Teuto. “O mercado farmacêutico africano tende a crescer exponencialmente com o ‘boom’ populacional que está ocorrendo nesse continente. Vai crescer não apenas devido ao aumento no consumo, mas devido à adesão de tratamentos que hoje não estão disponíveis lá”, projetou Lay.
Dados do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS) corroboram a visão, indicando que a população da África Subsaariana deve duplicar até 2050, intensificando a demanda por serviços de saúde e medicamentos essenciais. Para capturar essa oportunidade, a empresa busca parcerias consistentes. “Por isso estamos trabalhando com parceiros sólidos e buscando expandir nossa presença em outros países do continente”, completou o executivo.
Além do crescimento do mercado, as exportações para a África oferecem uma vantagem financeira estratégica para a companhia. “A venda para o mercado internacional é importante pois é feita em dólar, o que cria um hedge natural para proteger a companhia contra grandes variações cambiais, já que boa parte dos insumos que utilizamos nos nossos produtos vem de fora”, explicou Lay.
Produtos em Destaque e Mercados Estratégicos
A analista de exportação do Teuto, Julia Toledo, detalhou que o foco da apresentação foi a linha FARMA, com destaque para os produtos Colpatrin, Teutovit E e Hipoderme. “Principalmente qualidade e segurança, atributos pelos quais o Teuto é reconhecido em Moçambique e em diversos países, cumprindo nosso propósito de construir um mundo melhor e mais saudável”, afirma.
A parceria com o Medimoc Group, grupo distribuidor líder em Moçambique, é a base dessa operação bem-sucedida e completa 20 anos em 2025, um marco que demonstra a solidez e a confiança construídas ao longo de duas décadas de colaboração. A participação na feira de Maputo consolida essa aliança de longa data e sinaliza um futuro de crescimento contínuo para o Laboratório Teuto no promissor mercado africano.
Sobre o Teuto
Com quase oito décadas de história no coração do Brasil e o mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Teuto é referência nacional e internacional em soluções completas de saúde. Reconhecida pela excelência em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, a empresa valoriza a responsabilidade socioambiental e mantém seu compromisso com fornecedores, colaboradores, parceiros e sociedade.
Se é Teuto, é de Confiança.