Farmacêutico fala sobre o Pipta, medicamento à base de piperacilina sódica e tazobactam
sódico, utilizado para tratar infecções bacterianas em diversas partes do corpo.
O Laboratório Teuto apresenta ao mercado farmacêutico seu novo medicamento, o Pipta. Trata-se de um antibiótico injetável de amplo espectro que contém piperacilina sódica e tazobactam sódico em sua fórmula, indicado para o tratamento de infecções bacterianas sistêmicas e/ou locais. A aplicação
é feita de forma intravenosa e está disponível em duas concentrações de pó liofilizado para solução injetável: 2g + 250mg c/10 e 4g + 500mg c/10.
Thiago Lobo, farmacêutico e supervisor de mercado do Teuto, explica como o Pipta pode ser dministrado. “Ele é administrado na veia em forma de infusão (gotejamento lento). A dose e a frequência da administração dependem da gravidade da infecção e da saúde renal do paciente”, afirma o farmacêutico.
Além disso, Thiago também explicou a diversidade de combate do medicamento, podendo agir contra diversas infecções. “Ele tem a capacidade de tratar infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite, mas também pode ser usado contra infecções abdominais, como apendicite. Infecções de pele,
urinárias e ginecológicas também estão entre as indicações de tratamento com o Pipta. Portanto, essa diversidade faz com que ele seja penicilina de amplo espectro mais consumida no mercado hospitalar, tornando-se indispensável no nosso portfólio ”, complementa o farmacêutico.
O uso do Pipta é contraindicado para pessoas alérgicas à piperacilina, tazobactam ou a qualquer outro antibiótico da classe das penicilinas, assim como para indivíduos com histórico de alergia grave a medicamentos, os quais não devem fazer uso do Pipta. Pacientes com colite pseudomembranosa, uma
infecção intestinal grave, também devem evitar o medicamento. É indispensável o uso apenas com orientação médica, pois a segurança e eficácia dependem do correto uso do medicamento conforme as orientações profissionais.
Lançamentos
Solução completa em saúde, o Laboratório Teuto, que há mais de sete décadas é sinônimo de qualidade e confiança, alcançou recentemente a marca de 18 produtos considerados como “Medicamentos/Apresentações de referência”. O reconhecimento dos produtos é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que divulga em seu site a lista completa dos medicamentos.
Atualmente, a companhia possui mais de 540 produtos registrados entre medicamentos de referência, genéricos, genéricos de marca (similares equivalentes – EQ’s), MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para a saúde. Nos
próximos anos, está programado o lançamento de mais de 250 novas apresentações.
Fev/24
MS.– 1.0370.0788 – Pipta – Piperacilina sódica + Tazobactam sódico – pó liofilizado p/ sol. injetável 4 g + 0,5 g c/10 FA e pó liofilizado p/ sol. injetável 2 g + 250 mg c/10 FA. É indicado para tratamento de infecções bacterianas sensíveis a ação do produto. Contraindicação: O uso de Pipta® está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer βlactâmico incluindo penicilinas e cefalosporinas) ou inibidores da βlactamase. Exclusivamente para uso via intravenosa. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade. Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita. Uso hospitalar PIPTA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.
Sobre o Teuto
Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.