Marcela Cristina, farmacêutica e bolsista mestre de pré formulação da empresa, foi a idealizadora do trabalho que venceu as duas modalidades da categoria Inova Talentos, projeto e artigo inovador.
O Laboratório Teuto, o mais completo parque farmacêutico da América Latina e referência nacional e internacional, conquistou o ‘Prêmio IEL 2023’ através do trabalho de sua bolsista, Marcela Cristina. Com quase oito décadas de presença no mercado, a empresa prioriza fortemente o investimento em inovação. Nesse contexto, estabeleceu uma parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que possui uma equipe especializada em recrutar profissionais interessados em bolsas de atuação na indústria. O objetivo é incentivar pesquisadores que desejam contribuir para o desenvolvimento do setor industrial. Para vencer a etapa regional, a empresa agora concorrerá à fase nacional da premiação.
A 20ª edição do ‘Prêmio IEL 2023’ anunciou seus vencedores em setembro. O IEL, uma associação civil sem fins lucrativos criada em Goiás há mais de 45 anos pela FIEG, tem como missão promover a integração entre a indústria e a universidade. Foi por meio dessa colaboração que Marcela Cristina, originária do Rio de Janeiro, veio para o Centro do Brasil com o propósito de conectar os conhecimentos teóricos da universidade com a prática de uma indústria farmacêutica.
Marcela Cristina Pereira de Barros é farmacêutica formada pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) do Rio de Janeiro e mestre em ciências aplicadas a produtos de saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2022, mudou-se para Anápolis após ser selecionado para o programa de bolsas do Inova Talentos do IEL.
No Laboratório Teuto, ela desenvolveu seu projeto sobre estudos de pré-formulação que concorreu e venceu o ‘Prêmio IEL 2023’. O estudo busca aprimorar a formulação dos produtos desenvolvidos na empresa. Ela compartilha como foi essa oportunidade de promover esse intercâmbio entre a teoria e o dia a dia da indústria. “Para nós, pesquisadores, diminuir essa lacuna é muito importante. Fazer parte de uma empresa do porte do Teuto está sendo muito positivo para a minha carreira e para os meus estudos. O prêmio mostra que, felizmente, tenho contribuído também com a minha equipe ”, afirma o bolsista.
Marcela também destacou a importância dessa parceria do setor privado com instituições sem fins lucrativos, que busca dar ênfase aos pesquisadores e como essa categoria pode contribuir com o avanço do setor. “As indústrias têm uma relevância muito grande para o desenvolvimento econômico e social do país. Esse investimento em pesquisa só tem a potencializar essa estrutura. Pretendo fazer doutorado, e esse período aqui no Teuto vai ser muito importante para esse objetivo”, complementa a mestra.
Sobre o Teuto Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. Uma companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, fornece mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.