A indústria farmacêutica possui parceria com uma das maiores empresas de logística do país e já aplica a logística reversa há mais de dois anos.
Conceitos muito importantes como o que é o ESG (Ambiental, Social e Governança) estão ganhando mais e mais evidência no mercado. A pandemia de 2020 fez com que as empresas acelerassem a pauta ESG e os especialistas de mercado apontam que as companhias que investem nesse assunto apresentam mais consistência para a população. Um recente estudo da SAP News, com mais de 400 líderes empresariais no Brasil, México, Argentina e Colômbia, apontou crescimento no número de grandes empresas com uma estratégia ESG já em execução: de 46% em 2021 para 69% em 2022.
O Laboratório Teuto, maior parque farmacêutico da América Latina e referência nacional e internacional, há mais de 76 anos trabalha com pautas voltadas para política de responsabilidade socioambiental. Recentemente, a indústria farmacêutica divulgou um relatório anual de sustentabilidade. Nesse relatório, a empresa demonstra de forma detalhada a sua atuação e estratégia com os programas sustentáveis. Um desses objetivos é a logística reversa de medicamentos descartados pelos consumidores, que consiste no desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações que buscam viabilizar a coleta dos resíduos sólidos do setor empresarial. A empresa aplica esse programa há mais de dois anos, juntamente com o projeto ‘Teuto Máximo Sustentável’, e conta com a parceria da Logmed, programa do setor farmacêutico gerido pelo Sindusfarma.
A supervisora de meio ambiente do Teuto, Aretha Duarte, explica como o programa de logística reversa de medicamentos pós consumo da empresa busca trazer, por meio dos programas e ações, retorno social. “É um sistema eficiente que minimiza o impacto ambiental, através do descarte consciente de resíduos fármacos”, afirma a supervisora. A Logmed, parceira no projeto, conta com mais de 3,6 mil pontos de coleta de medicamentos implantados em todo o Brasil. Aretha exemplifica como funciona a parceria e o impacto social da aplicação desse programa. “A ação possui diversos pontos positivos em relação ao meio ambiente. Ela evita que produtos sejam descartados em lixões, aterros sanitários ou mesmo no meio ambiente, garantindo a não contaminação do solo, água e ar”, complementa.
O Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, vencidos ou em desuso, e suas Embalagens do Laboratório Teuto possui pontos de coleta dentro da empresa para os colaboradores. É importante salientar que os pontos de coleta da logística reversa possuem diferenças com os tradicionais. Dentro desse programa, é feita a ‘gestão de resíduos’, onde a coleta e segregação são feitas de uma forma inteligente para potencializar a destinação correta dos resíduos.
Sustentabilidade: O mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Laboratório Teuto, com mais de sete décadas de tradição no mercado, investe continuamente em projetos de sustentabilidade que, de acordo com a filosofia da empresa, visam oferecer mais qualidade de vida à população. Entre as diversas ações com foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa (políticas da sigla, em inglês, ESG), está a reserva Follium, uma área que preserva as matas ciliares e nascentes da região por meio do plantio de mudas nativas.
Sobre o Teuto: Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.